- Atividade aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental;
Lendas: "O curupira" e "O Boto cor-de-rosa"
- escrita/reescrita/leitura/interpretação de lendas:
Em círculo fazer a Leitura Oral e compartilhada do
texto “O curupira”, seguida de discussão sobre o texto (como uma conversa informal), registro na lousa dos tópicos elencados pelos alunos. esta atividade de coleta de contribuições será o fio
condutor de para explicar aos alunos o conceito de lenda. Narrativa popular cujos personagens são seres
fantásticos. Que geralmente tenta explicar, oralmente, a origem de um povo, de um
fenômeno da natureza ou de acontecimentos misteriosos. O nosso folclore é
bastante rico em personagens lendárias. informalmente, solicitar que citem as lendas que conhecem, como tiram contato, qual mais gostaram, porque gostaram, etc.
O segundo passo: levá-los na STE (sala de tecnologia da educação) para
que assistam ao Vídeo da Série “juro que vi”, que conta a Lenda do Boto Cor-de-rosa,
solicitar que recontem essa lenda sobre o seu prisma discursivo. Como o Vídeo trabalha mais com imagens e musicalidade, registro da le
Após análise dos textos por parte do professor, o terceiro passo é formular um momento de reescrita orientando, de maneira geral, aquilo que foi percebido durante as correções que necessita ser melhorado. (espaçamento de parágrafo, parágrafos muito longos, cuidados com pontuação, acentuação, ortografia, coesão e coerência, entre outras orientações que o o professor crer que sejam convenientes).Recolhê-las novamente para nova correção.
Quarto passo: entregar as atividades prpondo um momento de leitura de algumas das lendas produzidas, em círculo de forma descontraída, para que percebam que por mais que tenham visto o mesmo vídeo, cada um contou a lenda a seu modo, singularizou a história, porque cada sujeito tem sua forma pessoal de interpretar o mundo e tudo nele há (vídeos, leituras, experiências, entre outras) conforme sua bagagem cultural.
Fonte: http://leitoresnaescola.blogspot.com.br/2011/09/lenda-do-curupira.html
Seguem transcritas duas Produções da turma de 6º Ano em que apliquei a atividade, no mês do Folclore (Agosto):
O Boto namorador!!
Esse fato se passa no Rio Amazonas, onde uma bela jovem morava com seu pai em um barco. Um dia, ela foi a uma festa na cidade e lá apareceu um pequeno homem que encantava todas as moças!
Quando o rapaz viu aquela bela jovem sentada no canto do salão, foi amor a primeira vista.
Na margem do rio, eles conversaram e no final da conversa ele deu para ela um lindo colar. Quando os dois iam se beijar ele desapareceu!
Então seu pai chegou e a levou a força embora para casa, mas a coitadinha deixou o colar cair no rio!
Daquele dia em diante a moça não parava de pensar no rapaz!Ficava olhando triste para a água do rio. De repente um boto cor-de-rosa apareceu e logo ela adivinhou que era aquele homem da festa!
Como u passe de mágica, o boto se transformou num homem e os Dois conseguiram dar aquele beijo, depois disso o boto foi embora e ela ficou grávida, como muitas moças que moravam na beira do rio! Dizem que ele era muito namorador!
Eduarda Ferreira Fagundes
12 anos
Aluna do 6º ano C
E.E. Edwards Corrêa e Souza
O Boto
Um ser que vivia no rio Amazonas que defendia os peixes dos pescadores!
Um dos pescadores tinha uma filha. numa noite foram para a festa que estava muito animada. chegou um homem e começou a dançar e tocar, todos pararam para olhar e as mulheres ficaram admiradas. Mas ele não quis nenhuma das assanhadas. Só a que estava triste, sentada. ele a levou para fora escondido do pai e deu um presente. Ela tentou beijá-lo, mas ele desapareceu no rio.
No outro dia, ela estava triste novamente, quando apareceu o boto e se transformou no homem da festa e a beijou. Então viveram felizes para sempre!seu pai permitiu que casassem!
Daniel Freitas
12 anos
Aluno do 6º ano C
E.E. Edwards Corrêa e Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário